"O escritor é uma das criaturas mais neuróticas que existem: ele não sabe viver ao vivo, ele vive através de reflexos, espelhos, imagens, palavras. O não-real, o não-palpável. Você me dizia "que diferença entre você e um livro seu". Eu não sou o que escrevo ou sim, mas de muitos jeitos. Alguns estranhos."

Caio Fernando Abreu

segunda-feira, 14 de março de 2011

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."



" - Boa noite - disse o principezinho.
- Boa noite - respondeu a serpente.
- Em que planeta me encontro? - perguntou o príncipe.
- Na Terra, na África - respondeu a serpente.
- Ah!… E não há ninguém na Terra?
- Aqui é o deserto. Não há ninguém nos desertos. A Terra é grande - disse a serpente.
O pequeno príncipe sentou-se numa pedra e ergeu os olhos para o céu:
- As estrelas são todas iluminadas… Será que elas brilham para que cada um possa um dia encontrar a sua? Olha o meu planeta. Está bem em cima de nós… Mas como ele está longe!
- Teu planeta é belo - disse a serpente. - Que vens fazer aqui?
- Tenho problemas com uma flor - disse o príncipe.
- Ah! - exclamou a serpente.
E se calaram.
- Onde estão os homens? - tornou a perguntar o príncipe. - A gente se sente um pouco só no deserto.
- Entre os homens a gente também se sente só - disse a serpente."

Livro: O Pequeno Principe