"O escritor é uma das criaturas mais neuróticas que existem: ele não sabe viver ao vivo, ele vive através de reflexos, espelhos, imagens, palavras. O não-real, o não-palpável. Você me dizia "que diferença entre você e um livro seu". Eu não sou o que escrevo ou sim, mas de muitos jeitos. Alguns estranhos."

Caio Fernando Abreu

terça-feira, 20 de março de 2012

"Mas o sorriso, ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo."


"Eu retribuo o sorriso. Eu correspondo ao abraço. Eu digo sim. Eu quero sim. Eu sinto sins. Só porque estou vivo. E tudo isso, que parece mágico, é a coisa mais natural do mundo."

Caio Fernando Abreu


" PROIBIDO:


... passear por sentimentos desesperados de cabeça para baixo, proibido emoções cálidas, angústias fúteis, fantasias mórbidas e memórias inúteis.."

"Nenhuma luta haverá jamais de me embrutecer, nenhum cotidiano será tão pesado a ponto de me esmagar, nenhuma carga me fará baixar a cabeça. Quero ser diferente. Eu sou. E se não for, me farei."

Caio Fernando Abreu

quinta-feira, 15 de março de 2012

"Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho." Cazuza





"A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo. Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali... Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando" 


Mário Quintana

terça-feira, 13 de março de 2012

"Se você souber olhar as coisas dum jeito mágico, tudo fica mais bonito." Caio Fernando Abreu



"Quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela,
uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas,
e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar,
para poder vê-las assim."

Cecília Meireles

"Uma pessoa que escreve sobre a vida – como quem olha de uma janela – mas não consegue vivê-la."


Querida mãe, querido pai,
Não sei mais conviver com as pessoas. Tenho medo de uma casa cheia de pais e mães e irmãos e sobrinhos e cunhados e cunhadas. Tenho vivido tão só durante tantos – quase 40 – anos. Devo estar acostumado.

Dormir 24 horas foi a maneira mais delicada que encontrei de não perturbar o equilíbrio de vocês – que é muito delicado. E também de não perturbar o meu próprio equilíbrio – que é tão ou mais delicado.
Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão. E que só sabe escrever. Não sei mais falar, abraçar, dar beijos, dizer coisas aparentemente simples como "eu gosto de você". Gosto de mim. Acho que é o destino dos escritores. E tenho pensado que, mais do que qualquer outra coisa, sou um escritor. Uma pessoa que escreve sobre a vida – como quem olha de uma janela – mas não consegue vivê-la.

Amo vocês como quem escreve para uma ficção: sem conseguir dizer nem mostrar isso. O que sobra é o áspero do gesto, a secura da palavra. Por trás disso, há muito amor. Amor louco – todas as pessoas são loucas, inclusive nós; amor encabulado – nós, da fronteira com a Argentina, somos especialmente encabulados. Mas amor de verdade. Perdoem o silêncio, o sono, a rispidez, a solidão. Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto.

Amo vocês, seu filho,
Caio

Caio Fernando Abreu - Cartas


"Um lugar deve existir, uma espécie de bazar, onde os sonhos extraviados vão parar." Chico Buarque



"Há de haver algum lugar, um confuso casarão onde os sonhos serão reais e a vida não " 

 Chico Buarque 


-Hoje eu queria encontrar esse lugar-


quarta-feira, 7 de março de 2012

"Eu chorei um oceano inteiro essa noite - precisava esvaziar."



"Dor sem glamour, de gente habitando aquela camada casca-grossa da vida."

"Dói de todos os lados, os de fora, os de dentro, de baixo e de cima, nenhuma saída, e você meio cego, meio tonto, só sabe que tem que continuar, meio sem esperança, as ilusões despedaçadas, o coração taquicárdico, língua seca, e continuando. Mas sinto que o coração se depura (é tão antigo falar em coração...) um pouco mais, em cada porrada."

Caio Fernando Abreu

terça-feira, 6 de março de 2012

"Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e mesmo assim ainda gosta de você." Kim Hubbard



"Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações."

Vinícius de Moraes



"Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhe diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo."

                                       Martha Medeiros

segunda-feira, 5 de março de 2012

“Não é que pensei outra coisa de gente grande? Esta é assim:..." C.F.A.



"Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida"


Carlos Drummond de Andrade

Sê inteiro





"Para ser grande, sê inteiro: 
Nada teu exagera ou exclui. 
Sê todo em cada coisa. 

Põe quanto és 
No mínimo que fazes"

Fernando Pessoa




"Tenho agradecido por estar vivo e ter andado por todos os lugares onde andei e ter vivido tudo o que vivi e ser exatamente como eu sou."

Caio Fernando Abreu

Diferentes sensações...



"Há pessoas que nos fazem voar. A gente se encontra com elas e leva um bruta susto (...) elas nos surpreendem e nos descobrimos mais selvagens, mais bonitos, mais leves, com uma vontade incrível de subir até as alturas, saltando de penhascos... Outras, ao contrário, nos fazem pesados e graves. Pés fincados no chão, sem leveza, incapazes de passos de dança. Quanto mais a gente convive com elas mais pesados ficamos, até que nos transformamos em pedras ou em sepulcros, incapazes de nos mover. A morte é sempre estática, dura.  Por oposição à vida que flutua ao sabor do vento como sementes de paina."

Rubem Alves

"E tem o seguinte, meus senhores:



Não vamos enlouquecer, nem nos matar, nem desistir. Pelo contrario: vamos ficar ótimos e incomodar bastante ainda"

Caio Fernando Abreu

Pois os incomodados, que se retirem :D

domingo, 4 de março de 2012

"Felicidade que transborda" B.C.



"Milhares de velas podem ser acesas a partir de uma única vela e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada." 


Sidarta Gautama, o Budda